Uma análise da qualidade de energia elétrica serve para permitir uma precisa avaliação das condições das instalações elétricas.
Só é possível realizar tal análise por meio de uma vistoria no local das instalações (vistoria in-loco), e a equipe que realiza esta tarefa deve, especificamente, ser tecnicamente capacitada, assim como a nossa, com duas décadas de profissionalismo e com projetos bem feitos.
Nos pontos a serem vistoriados, é feita a instalação de equipamentos analisadores de energia, especializados e certificados, que medem com precisão a energia recebida pela fornecedora.

Por que realizar uma análise da qualidade da energia elétrica?
Porque é possível descobrir se existem e onde estão as falhas nas redes elétricas, nos equipamentos e maquinários, e em todos os outros sistemas elétricos desta instalação.
Tais falhas podem ocasionar a perda da qualidade da energia, e tornar crônica sua má utilização, levando a desperdícios por perda de equipamentos – que se desgastam com as oscilações elétricas – e por perda da produção, como ônus decorrente.
Esta medição determina o range operacional de sensibilidade e desempenho dos equipamentos e máquinas, e também qual seria a qualidade necessária da energia fornecida.
A medição de qualidade vai verificar os limites que a unidade – construção – recebe, e se estão dentro dos esperados para que tudo funcione a contento.
Quando a quantidade recebida é maior do que a contratada, equipamentos podem sofrer com o excesso, tanto quanto com o a falta.
Nos setores industrial e comercial, a análise de qualidade de energia elétrica se torna um procedimento fundamental, para checar a existência de oscilações que possam comprometer a produção.

Qual o objetivo e a importância da medição da qualidade da energia?
Principalmente identificar o custo do ponto de vista de consumo elétrico dos equipamentos e componentes na cadeia de produção, detectando precocemente possíveis problemas que possam afetar a eficiência da indústria.
É só com a medição que é possível identificar um gasto excessivo de energia de uma máquina, por exemplo, que esteja com a instalação inadequada. Assim, a máquina fica com a vida útil comprometida, e desperdiça energia elétrica.
O serviço de medição é indicado para edificações comerciais, industriais, hospitalares e residenciais, tanto em fase de comissionamento do sistema elétrico ou em sistemas já operacionais. Justamente porque este serviço vai apontar qualquer falha existente, ou que possa vir a existir, tanto no sistema, quanto nas instalações e equipamentos.
Segurança em todos os pontos.
O tempo todo estamos cercados de equipamentos elétricos e eletrônicos. Em prédios cujo foco comercial são escritórios, por exemplo, são os computadores, servidores, periféricos e aparelhos de ar condicionado, que sentem mais com a variação elétrica. E, não basta ter nobreaks e estabilizadores.
Em grandes industrias, praticamente todo o maquinário depende de eletricidade para funcionar, e em muitos casos, uma oscilação de energia pode danificar os componentes e gerar um ônus que somado ao tempo de reposição vai abalar em muito o faturamento mensal.
Melhor do que arcar com os custos é se prevenir, e garantir assim, que as falhas estejam longe de acontecer. Afinal, mesmo que haja um seguro contra danos elétricos, ninguém quer ter que perder um ou dois dias de serviço ou produção, por conta da inconstância da luz.
Na pior das hipóteses, o dano causado a um equipamento pode ocasionar a suspensão da energia pela própria concessionária, levando o prejuízo final a números estratosféricos.

Como é feita a análise de energia elétrica?
A medição é feita levando em consideração as grandezas elétricas, checando o quando é efetivamente entregue.
Quantos aos distúrbios, é verificado o tempo de duração, de microssegundos até horas, ajudando assim a saber qual a margem operacional que você possui.
Se você consegue saber o quanto de energia chega efetivamente em seu imóvel, é possível cobrar dos fornecedores por mais qualidade. Há casos em que a energia entregue fica abaixo do esperado, causando desgaste nos equipamentos.
Caso a energia entregue seja mais intensa do que o esperado, pode ocorrer outra gama de danos, como sobrecarga, e possivelmente, incêndios. Gerando uma nova série de problemas de ordem maior.
Mantenha a sua instalação sempre segura com inspeções de energia eletrica!